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FAQ

Viajar com a American Tourister

Danificaram a bagagem durante a viagem! Vê os teus direitos!
Posso levar a minha mala na cabine do avião?
Medidas máximas para dimensão e peso da bagagem de cabine:

Comprar - Ajuda!

Como comprar?
Onde posso receber a minha encomenda?
Qual o prazo de entrega de uma encomenda?
Quanto tenho de pagar de portes?
Entrega na loja?
Entrega no domicílio?
Posso cancelar a encomenda?
Taxfree

Preços

Qual a política de preços?
Os preços têm IVA incluído?
Foi detetado o erro num preço?

Pagamento

Quais as formas de pagamento disponíveis?
É seguro usar o cartão de crédito em compras online?
Por alguma razão o pagamento via cartão de crédito pode ser recusado?

Devoluções & Reembolsos

Qual o prazo para fazer uma devolução?
Como devolver uma encomenda?
Como sei se a devolução foi aceite?
Quando e como receberei o valor que paguei?
Devolução por danos de transporte durante a entrega?

Trocas

Qual no prazo para trocar um produto?
Como efetuo uma troca?

Garantia & Reparações

Danificaram a bagagem durante a viagem! Vê os teus direitos!
Qual a duração da garantia?
O que cobre a garantia?
O que não cobre a garantia?
É defeito de fabrico - dentro do prazo da garantia,
Não é defeito de fabrico - Dentro do prazo da garantia,
É defeito de fabrico - fora do prazo da garantia,
Preciso do comprovativo de compra?
Onde devo fazer a reparação da minha mala American Tourister?

Fechaduras & Chaves

Esqueci o código de segurança! Como desbloqueio a mala?
Como memorizar o código de segurança da mala?
Perdi as chaves da minha mala, o que devo fazer?
O que significa a sigla TSA?
O que é uma fechadura TSA?

Substituição de Peças

Que peças posso substituir?
Como posso encomendar peças de substituição?


Viajar com a American Tourister

Danificaram a bagagem durante a viagem! Vê os teus direitos!
Sempre que uma mala registada se perder, danificar ou atrasar deves apresentar reclamação ao balcão dos serviços no aeroporto ou no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem (ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso).

Consulta os direitos dos passageiros no site da Comissão Europeia - AQUI -

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Posso levar a minha mala na cabine do avião?
Sim, desde que cumpra as medidas exigidas pela companhia aérea. A orientação geral é que a bagagem de mão deve ter um comprimento máximo de 55 cm, largura de 40 cm e profundidade de 20 cm. Essas dimensões incluem rodas, alças, bolsos laterais, etc.

NOTA: A American Tourister não se responsabiliza se uma companhia aérea aplicar outras normas. Por favor, verifica as normas da companhia aérea onde vais viajar antes da viagem.

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Medidas máximas para dimensão e peso da bagagem de cabine:
COMPANHIA AÉREADIMENSÕES MÁXIMAS (EM CM)PESO MÁXIMO (EM KG)
TAP Air Portugal 55 x 40 x 20 cm8
Easy Jet56 x 45 x 25 cm
Lufthansa55 x 40 x 23 cm8
Ryanair55 x 40 x 20 cm10
SATA55 x 40 x 20 cm8
Vueling55 x 40 x 20 cm10
Air France55 x 35 x 25 cm12
Iberia56 x 45 x 25 cm
British Airways56 x 45 x 25 cm23
KLM55 x 35 x 25 cm12
Transavia55 x 40 x 25 cm10
Aer Lingus55 x 40 x 24 cm10
Emirates55 x 38 x 20 cm7
Etihad Airways(máx. 115 cm)7
QatarAirways50 x 37 x 25 cm7
Condor55 x 40 x 20 cm6
Monarch56 x 40 x 25 cm10
United Airlines 56 x 35 x 22 cm
US Airways 56 x 36 x 23 cm
Virgin Atlantic56 x 36 x 23 cm10
Jet256 x 45 x 25 cm10
Thomson55 x 40 x 20 cm5
Air Berlin55 x 40 x 23 cm8
TUI Fly55 x 40 x 20 cm6
Air Europa55 x 35 x 25 cm10
American Airlines56 x 36 x 23 cm
Alitalia55 x 35 x 25 cm8
Air Canada55 x 40 x 23 cm10
Turkish Airlines 55 x 40 x 23 cm8

*A consulta desta tabela não dispensa a verificação das medidas em vigor na companhia aérea que vai viajar. Estão apenas referidas as companhias aéreas com mais tráfego em Portugal.

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Comprar - Ajuda!

Como comprar?
1. Através do menu superior podes aceder a todas as categorias de produtos – Malas de Viagem, Disney, Malas para Portátil e Coleções –

2. Visualiza o(s) produto(s) que te interessa(m). O clique no artigo amplia a imagem e a informação sobre o mesmo: pormenor e traseira do produto, composição, cores disponíveis, dimensões, peso, garantia e preço.

3. Seleciona um artigo, escolhe a cor e quantidade e adiciona ao carrinho. Depois podes escolher entre continuar a comprar ou finalizar a encomenda.

4. Regista-te e finaliza o pedido.

5. Podes escolher entre recolher a encomenda numa das lojas Samsonite ou recebê-la por correio.

6. Seleciona um método de pagamento: Cartão de Crédito, Paypal ou Referência Multibanco.

7. E finaliza a encomenda.

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Onde posso receber a minha encomenda?
Podes receber a encomenda numa morada da tua preferência (domicílio, trabalho, etc.), ou numa loja Samsonite!

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Qual o prazo de entrega de uma encomenda?
Os prazos de entrega são de entre 1 a 2 dias úteis em Portugal Continental. Nas ilhas dos Açores e Madeira, o prazo é cerca de 10 dias.

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Quanto tenho de pagar de portes?
RECOLHA NUMA LOJA SAMSONITEGRÁTIS
COMPRAS SUPERIORES A 50€GRÁTIS
COMPRAS INFERIORES A 50€5€

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Entrega na loja?
No caso de teres escolhido a opção de entrega na loja, informaremos a chegada da mercadoria à loja através de email.

NOTA: O prazo para recolher o artigo é 15 dias.

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Entrega no domicílio?
A transportadora fará a entrega na morada indicada! Caso a entrega não seja concluída com sucesso serás notificado para o levantamento da mesma.

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Posso cancelar a encomenda?
Para cancelar a encomenda deves o mais rápido possível entrar em contacto connosco!
Se por acaso já não conseguirmos interromper a entrega, deves iniciar o processo de devolução!

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Taxfree
No site www.americantourister.pt podes usufruir do reembolso do IVA caso o país que conste na morada de faturação seja fora do espaço da União Europeia.

Na prática:
1-    Efetua a encomenda no site com a morada de faturação (fora do espaço da UE)
2-    A alfandega deve carimbar a fatura (comprovativo que saíste do país)
3-    Envia a fatura à Modarte + Passaporte ( shop@samsonite.pt )
4-    A Modarte fará o reembolso do IVA via cheque.


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Preços

Qual a política de preços?
Os preços são definidos pela Samsonite Europe (empresa detentora da marca American Tourister) para Portugal. O preço dos produtos são exibidos no site no momento de confirmares a encomenda e serão posteriormente confirmados na receção da confirmação de encomenda no teu email.

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Os preços têm IVA incluído?
Todos os preços têm incluído o valor do IVA em vigor.

NOTA: Ao preço do produto acresce o valor do envio, se aplicável.

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Foi detetado o erro num preço?
Se detetarmos um erro no preço de algum produto, serás informado o mais rapidamente possível e nessa altura poderás escolher se confirmas a encomenda com o preço atualizado ou se pretendes cancelar.

Se cancelares, devolveremos integralmente o valor debitado, pelo mesmo método de pagamento.

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Pagamento

Quais as formas de pagamento disponíveis?
Cartão de Crédito,
Paypal,
Referência Multibanco.

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É seguro usar o cartão de crédito em compras online?
Sim, o nosso sistema de pagamento via cartão, corre sob uma plataforma robusta e com vários níveis de segurança!

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Por alguma razão o pagamento via cartão de crédito pode ser recusado?
Sim, por um dos seguintes motivos:

    1. O cartão está caducado. Confirma a data de validade do cartão.
    2. O limite do cartão foi alcançado. Consulta o teu banco!
    3. Os dados introduzidos não são corretos. Confirma os dados e tenta novamente!
    4. Não tem ativo o serviço 3D Secure! Garante a segurança na utilização dos dados do teu  cartão em ambiente online com o serviço 3D Secure.

    Ativa o serviço, gratuitamente, junto do teu banco.

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Devoluções & Reembolsos

Qual o prazo para fazer uma devolução?
"O cliente beneficia do direito de devolver um produto com o qual não esteja satisfeito no prazo máximo de 14 dias seguidos", nos termos do disposto no artigo 6º do Decreto-Lei n.º 143/2001, de 26 de Abril.

Este prazo conta a partir do dia da receção da encomenda, consulta AQUI as regras estabelecidas pela União Europeia.

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Como devolver uma encomenda?
Para proceder à troca ou devolução do(s) artigo(s) deves:

1. Entrar na tua área pessoal no site e preencher o formulário de devolução;
2. Seleciona a opção – A Minha Conta – aceder ao menu Devoluções e selecionar a compra e o produto a devolver;
3. Acondiciona a produto corretamente e fecha a embalagem com fita-cola;
4. Imprime os documentos criados pela aplicação; (guia de transporte e guia de devolução)
6. Por fim, entrega o produto numa loja CTT ou numa Loja Samsonite (conforme selecionado anteriormente)

NOTA: Podes e deves usar a embalagem original, desde que não esteja danificada.

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Como sei se a devolução foi aceite?
Após a receção da embalagem nas nossas instalações, o departamento técnico procederá à análise do produto e serás informado!

NOTA: A Modarte Lda., reserva-se ao direito de recusar as devoluções comunicadas ou enviadas fora do prazo estabelecido, e/ou artigos que não se encontrem nas mesmas condições em que foram adquiridos.

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Quando e como receberei o valor que paguei?
No caso de uma devolução onde o produto está em perfeitas condições, sem qualquer sinal de uso e onde a comunicação tenha sido efetuada dentro do prazo estabelecido por lei será reembolsado num prazo máximo de 30 dias, de acordo com o artigo 8º do Decreto-Lei n.º 143/2001, de 26 de Abril.

A devolução será SEMPRE feita pelo mesmo método de pagamento usado na compra.

NOTA: A Modarte Lda., reserva-se ao direito de recusar as devoluções comunicadas ou enviadas fora do prazo estabelecido, e/ou artigos que não se encontrem nas mesmas condições em que foram adquiridos.

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Devolução por danos de transporte durante a entrega?
Os prazos para efetuar reclamação por danos causados pelo transporte são 24h desde a data da entrega!

Algum problema detetado (ex: embalagem exterior furada ou amolgada) contacta-nos e tira fotografias ao volume para analisarmos.

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Trocas

Qual no prazo para trocar um produto?
Tens 14 dias para efetuar a troca de um produto.

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Como efetuo uma troca?
Entra na tua área de pessoal no site e preenche o formulário de devolução;
            2. Seleciona a opção – A Minha Conta – acede ao Histórico de Compras e seleciona a compra e o produto a trocar;
            3. Acondiciona o produto corretamente e fecha a embalagem com fita-cola;
            2.5 Imprime os documentos criados pela aplicação; (guia de transporte e guia de devolução)
            2.6 Por fim, entrega o produto numa loja CTT ou entrega numa Loja Samsonite (conforme selecionado anteriormente)

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Garantia & Reparações

Danificaram a bagagem durante a viagem! Vê os teus direitos!
Sempre que uma mala registada se perder, danificar ou atrasar deves apresentar reclamação ao balcão dos serviços no aeroporto ou no prazo de 7 dias a contar da data de entrega da bagagem (ou de 21 dias se tiver recebido a bagagem com atraso).

Consulta os direitos dos passageiros no site da Comissão Europeia - AQUI -

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Qual a duração da garantia?
A duração da garantia é variável entre produtos para um período de 2 a 5 anos, contando sempre a partir da data de compra.
Verifica o Certificado de Garantia do teu produto e o talão de compra.

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O que cobre a garantia?
Estão abrangidos pela garantia os defeitos de fabrico, do material e/ou decorrentes do fabrico dos produtos.

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O que não cobre a garantia?
A negligência na utilização do produto, acidentes, abrasão, exposição a temperaturas extremas, solventes, ácidos, água, desgaste normal ou danos de transporte.

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É defeito de fabrico - dentro do prazo da garantia,
1. O produto segue para reparação sem custos,
2. Se a reparação for tecnicamente impossível, terás direito a um produto novo igual,
3. Caso não exista produto igual, será sugerido um produto novo equivalente,
4. Se mesmo assim não ficares satisfeito, a American Tourister emitirá ao ponto de venda um crédito no valor do produto.

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Não é defeito de fabrico - Dentro do prazo da garantia,
1. O produto segue para reparação com um custo mínimo de 15€ (transporte e embalagem) e com um prazo médio de entrega de cerca de 1 mês.

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É defeito de fabrico - fora do prazo da garantia,
Esta situação verifica-se quando o período da garantia expirou ou quando não tem prova de compra.

O produto segue para reparação:
    1. Custo mínimo de 15€;
    2. Tempo de espera médio de cerca de 1 mês.

NOTA: Para produtos antigos a reparação não é garantida, pois estará sempre pendente da existência ou não de peças para substituição.

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Preciso do comprovativo de compra?
Para produtos dentro da data de garantia, precisaS do talão de compra (IMPRESCINDÍVEL)

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Onde devo fazer a reparação da minha mala American Tourister?
Para produtos dentro da garantia deves utilizar exclusivamente o Centro de Assistência Técnica American Tourister (CATAT) - Ver AQUI -
NOTA: APENAS o CATAT determinará se o problema está ou não coberto pela garantia.

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Fechaduras & Chaves

Esqueci o código de segurança! Como desbloqueio a mala?
Antes de se deslocares a uma loja ou contactar a American Tourister deve seguir estes passos:

1. Tentar códigos “standard” que por vezes são colocados acidentalmente (0-0-0 ; 9-9-9 ; 1-1-1)

2. Tente as 999 combinações. É incómodo, mas verás que não demora mais do que 20 ou 30 minutos…e na maior parte dos casos não existe qualquer problema com o fecho, sendo apenas esquecimento ou confusão na memorização do código.

3. Se mesmo assim não conseguir, dirija-se a uma loja Samsonite ou agente autorizado American Tourister.

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Como memorizar o código de segurança da mala?
1. Remove a seta vermelha que está na fechadura da sua mala.

2. O código de fábrica está definido para 0-0-0. Escolha o seu código pessoal de 3 dígitos.

3. Localiza o botão ou a alavanca ao lado do mostrador.

NOTA: Pode ser diferente de linha para linha, nalguns casos é uma alavanca, noutros um botão.

4. Se for um botão, puxa-o na direção do mostrador sem largar, enquanto selecionas os números que correspondem ao código que escolhes-te.
Depois de selecionados os três dígitos, podes largar.

5. Se for uma alavanca, move-a para a sua posição mais baixa (alguns modelos para a direita e de seguida para cima), roda os mostradores para a posição que correta e, por fim, mova a alavanca para a posição inicial.

Pronto, a sua combinação de 3 dígitos está agora configurada.

Se precisar de ajuda adicional, por favor contacta-nos através do formulário - AQUI -  ou contacta para 253 606 070 ( 09:00 - 13:00 | 14:30 - 18:30 )

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Perdi as chaves da minha mala, o que devo fazer?
Quando perderes as chaves da tua American Tourister contacta-nos através do formulário - AQUI -  e envia-nos o nº que consta na fechadura. Iremos fazer os possíveis para tentar encontrar uma nova chave.

NOTA: No caso de modelos antigos, as chaves poderão estar descontinuadas.

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O que significa a sigla TSA?
Transportation Security Administration (TSA) é um órgão do governo dos Estados Unidos responsável pela segurança nos transportes aéreos. Para mais informações visite o site AQUI

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O que é uma fechadura TSA?
Uma fechadura TSA permite que os agentes da Polícia Alfandegária presentes nos aeroportos dos EUA, façam a inspeção à tua bagagem sem danifica-la!
Caso a mala tenha fechadura TSA, eles possuem uma chave mestra, abrem e verificam a bagagem e, por fim, colocam uma etiqueta de notificação para saber que a sua mala foi verificada.

Caso a tua bagagem não possua o sistema TSA, a abertura da mesma será feita com recurso à força e a TSA não se responsabiliza pelos danos causados.

NOTA: As chaves para as fechaduras TSA só estão acessíveis aos polícias alfandegários nos EUA.

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Substituição de Peças

Que peças posso substituir?

Consulta a tabela para ver que peças podes substituir e os respetivos preços.

DESCRIÇÃOPREÇO
1.Fecho de segredo15,00€
2. Rodas de mala/saco15,00€
3.Pega ou asa da mala15,00€

Envie-nos o seu pedido através do formulário, AQUI!

(*): algumas peças não são possíveis de serem reparadas/incorporadas “em casa”, logo nestes casos não procedemos ao envio dos mesmos e a reparação terá obrigatoriamente que ser feita no Centro de Assistência Técnica American Tourister.

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Como posso encomendar peças de substituição?
Para enviarmos peças de substituição, deves fazer o pedido através do formulário – Centro de Assistência Técnica American Tourister   Diz-nos o modelo da mala, que podes encontrar no certificado de garantia e/ou numa etiqueta de tecido dentro da mala.

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